A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, implantou, em 1979, o PET, chamado inicialmente de Programa Especial de Treinamento Acadêmico, direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Em 2004, a sigla PET passou a significar Programa de Educação Tutorial.
O PET-Nutrição foi implantado em maio de 1992, tendo como primeiro tutor o Prof. Dr. Dirceu do Nascimento e, desde então, realiza-se um programa diversificado de atividades que são executadas sob orientação do tutor e de outros professores, sendo algumas realizadas em parceria com outros alunos do curso ou em colaboração com outros grupos PET da UFOP.
Os principais objetivos são incentivar o surgimento de grupos de estudo que se dediquem ao trabalho intelectual em tempo integral, sob orientação de um professor tutor, num ambiente que favoreça o envolvimento, participação e troca de ideias entre os alunos e os professores.
Propiciar atividades extracurriculares que favoreçam a formação acadêmica, tanto para a integração de um mercado de trabalho como para a formação de um profissional crítico e atuante.
Estimular a melhoria do ensino de graduação por meio do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas, tendo os bolsistas como agentes multiplicadores entre o conjunto de alunos do curso, estimulando a participação em atividades características de programas de pós-graduação e promovendo a integração dos corpos docentes e discentes, oferecendo oportunidades de um maior crescimento acadêmico também aos alunos que não estão diretamente ligados ao programa.
Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.